quarta-feira, 1 de abril de 2015

Não há dinheiro que pague o valor das experiências que tenho...

Desde de que cheguei ao Canadá tenho vivido uma vida frenética com o objetivo de viver a maior possibilidade de experiências possíveis, me envolver com a vida na Universidade, criar laços de amizades, e observar quase que como em um laboratório os efeitos disso tudo em mim. Tenho aprendido muito e espero conseguir expressar um pouco nesse texto.

Take your time.
Uma das primeiras coisas que aprendi aqui foi a ter mais paciência comigo mesma. Não é todo dia que o inglês é perfeito e eu entendo/falo/escrevo sem dificuldades, que eu sei fazer o que me é requisitado, ou mesmo como lidar com minhas expectativas em mim mesma. Para ter mais paciência comigo mesma comecei a respirar mais, sentar no banquinho do balanço no caminho de casa (tem um parquinho aqui entre onde moro e a universidade) e refletir sobre o que está ocorrendo. O que me deixa aflita? Como isso começou? Quais as possíveis soluções? Como eu posso melhorar a situação em que estou? Como eu posso me ajudar? Para quem eu posso pedir auxílio?
Essa e muitas outras perguntas me servem de guia para que ao meu tempo eu tenha uma maior compreensão sobre o que está acontecendo.

Diversity
Outro dia durante uma palestra ouvi que na Universidade que estou existem pessoas de mais de cem países diferentes. Apesar de toda a diversidade cultural aqui é um dos lugares mais harmônicos que já vi, e não é por coincidência que isso acontece. Eles trabalham muito para quebrar as barreiras, para que encontremos nossas similaridades e possamos aceitar (não necessariamente concordar) as diferenças. Inúmeras são as situações em que trabalhamos isso, por exemplo, grupos de discussão, palestras e eventos aqui visam mostrar a sua cultura, falar sobre as tradições que começam no simples cumprimento até os conflitos sociais. Não sei se me atrevo a dizer que o meu olhar naturalmente é minimalista para as diferenças, mesmo antes de vir para cá eu já sabia disso. Isso significa que eu maximizo as similaridades e minimizo as diferenças. Atualmente tenho trabalhado para ver as similaridades e apreciar as diferenças, até porque são elas o tempero da vida.

If you don't like the weather now wait five minutes and everything will change.
Newfoundland and Labrador, especificamente St. John's tem uma variedade climática absurda. No mesmo dia pode fazer um lindo céu ensolarado, chuva, neve, granizo e um lindo céu novamente.
Aprendi a realmente apreciar o dia de sol e a noite estrelada, a me preparar para qualquer situação, sair de manhã cedo e independente das condições climáticas chegar no horário e aproveitar o dia. Você descobre que clima não é desculpa para atraso.  
No fim das contas eu até gosto (haha) e vou andando para qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer clima.

Go out of your box
Sair da sua zona de conforto vai além de acordar cedo e dormir tarde, levar a comida na mochila para um dia inteiro ou carregar um par extra de sapato. Significa sair da zona conhecida, ir além do que você aprendeu no estudos, iniciar uma conversa e estar aberto para os diversos pontos de vista que surgirão. É ser criativo e entender que linhas vindas de diferentes direções podem conectar os mesmos pontos.

Yeah by
Nem tudo faz sentido. Nem tudo para ser entendido precisa fazer sentido.
Mas se você buscar no fundo do tacho e traçar a história das pessoas/lugares/etc você pode achar alguma conexão no final.

Practice
Depois de um tempo comecei a perceber que a minha melhora no inglês estagnou ou começou a ser mais lenta por mais que eu me esforçasse praticando e conversando. Apesar do português ser a minha primeira língua parei um pouco para pensar como eu me tornei "proficiente em português" e como foi que me tornei apta para entender e falar com um vocabulário razoavelmente extenso. Lembrei da minha infância e percebi que por vários anos eu fui uma leitora ávida de gibis e paradidáticos à romances mais refinados. Ler mais foi a resposta que encontrei e aparentemente tem funcionado.

Training
Se você estiver aberto a aprender saiba que eles estão abertos a ensinar. Para tudo (ou praticamente tudo) eu consigo achar uma palestra ou workshop de graça aqui. De um simples gesto de gentileza ao manter a porta aberta para o próximo a como se comportar em um jantar formal, como procurar emprego, o que fazer em uma entrevista ou como escrever um currículo, como lidar com estresse, como lidar com diferenças culturais, como fazer amigos, e a lista só cresce!
Acho que é isso uma das coisas que falta na minha cidade. Mais instrução, mais treinamento, mais conhecimento partilhado. A cada lacuna percebida eles oferecem uma oportunidade de aprendizado.

Carpe diem
Aprendendo a dar valor a cada dia e a cada amizade construída mesmo com a certeza de que tudo é passageiro. Reconhecer a momentaneidade da vida e apreciar o hoje.

Independence 
Um simples exemplo de como isso funciona. Em um restaurante uma criança com dificuldades de amarrar o cadarço esperneia para a mãe ajudar. A família sentada na mesa simplesmente olha e explica que ela pode fazer por ela mesma. A criança amarra o cadarço sem ajuda e recebe um parabéns com aplausos pelo bom trabalho.