segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

31 de dezembro





Realmente eu dou valor a poucas coisas, raras comemorações são refletidas por mim com o sentido que elas trazem na vida das pessoas em geral, entretanto, este ano durante dezembro iniciei um período de reflexão, um pouco desleixada, mas uma reflexão sobre mim e aqueles que me cercam. Durante o natal me senti invadida não somente pelas luzes, mas pela melancolia e saudade, pela vontade de conservar ao meu lado aqueles a quem quero bem. Como todas as vezes, observei as outras pessoas e descobri que nelas também se encontra esse desejo de estar com os outros, de desejar e reviver a esperança de um dia melhor, melhor em quê? Não sei, apenas melhor. Encontrei a solidão emaranhada em tantos e demonstrada em algumas frases e anseios de uma feliz festa e de um novo ano.

31 de dezembro. Não me lembro de um dia ter dado valor a essa data, o dia da virada, o dia que se vai para chegar o novo. Não. Apenas um dia qualquer, mais um por do Sol mais um nascer do Sol. Mas não é apenas isso, a tal reflexão de dezembro até aí alterou o meu olhar. É mais um dia, sim, verdade, mas traz em si o momento de lembranças do que vivemos e dos desejos inalcançados, pensamentos que já deviam ter sido pensados e que somente agora nos retornam à cabeça. Não como uma tragédia ou uma tristeza qualquer, mas com um sentimento de receber a outra chance de tentar, de ser e desejar.
É só isso que o ser humano precisa: outra chance de tentar. E é na virada do dia 31 que ele recebe este presente precioso que é iniciar um novo ano.





A todos os loucos que me acompanham aos trancos e barrancos, 
Feliz 2013!




Ano novo, reciclagem de desejos.


Idmar Boaventura
Bendito seja Janeiro,
que nos dá a chance de começar             de          novo.
Dezembro é crepúsculo. Tem gosto
de coisas velhas guardadas na gaveta
com as luzinhas da árvore de natal.
Dezembro, mês de balanço,
é cansaço, desencanto.
O que não se fez. O que não se cumpriu.
O que poderia ter sido.
.
Mas quando Janeiro, menino,
desponta  no horizonte,
com sua roupa branca e cheiro de mar,
tudo se renova:
aquela dieta, o guarda-roupa, desencontros, amores:
tudo que havemos de ser,
ainda que não seja.
E assim, ano          a           ano,
Janeiro nos rejuvenesce,
com sua porção generosa
de esperança.


Encontrei esse texto no blog http://lenidavid.com.br/ e desejei partilhar com os raros frequentadores do Loucura. 
Desejo um 2013 repleto de desejos reciclados!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Roda mundo



Fiquei distante do blog durante este ano, em parte por estar sem tempo e em grande parte por ter passado muitos dias com pensamentos rápidos, desorganizados e lampejos de ideias que não parei para refletir. Coincidentemente foi o ano em que menos olhei para o céu durante a noite e mais me ocupei ampliando a magnitude de alguns fatos desnecessariamente.


Voltarei em breve com mais informações sobre a Terra.


Câmbio, desligo.






Onde quer que você vá, vá com todo o coração.
Confúcio

Então é Natal...

No dia 25/12 publiquei a seguinte mensagem no facebook:


"Já faz alguns anos que no Natal não peço nada, apenas agradeço pelos fatos que ocorreram durante o ano.
Em 2012 comecei a agradecer todos os dias pela existência da minha família, dos meus amigos (alguns apesar da distância me completam e me alegram em qualquer situação), das pessoas com quem convivo, pela oportunidade de conhecer melhor o outro e de aprender com meus velhos e novos desafios. 
Meus presentes de Natal eu já ganhei há alguns anos, alguns há muitos anos e outros mais ainda chegarão... Os meus presentes são vocês! Ganhei no dia em que os conheci e hoje e sempre agradeço pelo caminho da vida ter cruzado com o meu, dando mais brilho, força e ânimo aos meus dias.
O dia 25 já está quase acabando... mas ainda dá tempo de dizer Feliz Natal a todos e um Maravilhoso 2013 a vocês!
=)
Beijos, Helena."

Recebi dos amigos carinho e a lembrança de antigos sorrisos e abraços há muito tempo não partilhados. Presente melhor não há. 




Obs.: Não sei se é a nostalgia do final do ano ou se o tempo livre das férias está me deixando mais aberta a ter pensamentos limpos e claros.